Sunday, December 07, 2008

BLUMENAU COMEÇOU A REAGIR


Natal Alles Blau

Blumenau terá o evento natalino mais importante do Brasil dentro de 10 anos. Essa é a expectativa da comissão formada por lideranças empresariais e representantes do Poder Público. Nesta sexta-feira (5), na Casa do Comércio, o grupo anunciou a criação do “Natal Alles Blau Blumenau”, um programa natalino que pretende resgatar a auto-estima da população e mostrar ao País a capacidade de recuperação da região. Pela proposta, entre os dias 12 e 24 de dezembro, a cada dia, a cidade terá pelo menos um evento cultural, social ou religioso.
O ex-prefeito Félix Theiss, um dos integrantes da comissão e que comandou a apresentação do programa, afirma que a intenção é movimentar e fortalecer o turismo e o comércio da região. “A imagem que passam lá fora é que a cidade foi totalmente destruída e que ainda está no lodo, e não é verdade. Ainda temos problemas, mas que estão sendo superados. Agora, a partir de uma fusão entre a iniciativa privada e o Poder Público vamos mostrar que temos força para reconstruir a cidade”, diz, projetando resultados ambiciosos. “Nossa intenção é ter em 10 anos o evento natalino mais importante do Brasil”, revela.
Theiss destaca que o grupo tomou como ponto de partida a agenda de eventos já programados pela administração municipal e parceiros, incrementando com novas ações, como shows nacionais e outras atrações. A mobilização facilitou a atração de grandes eventos, como a apresentação do Balé Bolshoi de Joinville e três shows beneficentes com artistas nacionais.
Outras atrações
A programação prevê a iluminação de um tannenbaum de 20 metros (espécie de árvore natalina usada na Alemanha), que representará o recomeço. Em outra ação, empresas e entidades apadrinharão a decoração de 50 árvores que integram um concurso solidário, além da realização de um culto ecumênico em homenagem às vítimas e ainda a visita do Papai Noel aos abrigos da cidade, na tarde do dia 24 de dezembro.
O secretário de Turismo, Norberto Mette, aproveitou a oportunidade para anunciar que, em março, cerca de 200 agentes de turismo de todo o País estarão em Blumenau fazendo cursos de aperfeiçoamento para divulgar as atrações da região.
Recursos para viabilizar programação do Natal Alles Blau Blumenau
Para viabilizar as atrações, o grupo trabalha com várias frentes. De acordo com Félix Theiss, além das parcerias com empresas da região e patrocinadores, serão reivindicados recursos do Fundo de Incentivo ao Turismo (Funturismo) - com a disponibilidade de 40% de retorno dos projetos -, do Ministério do Turismo e da criação do fundo ‘Natal Alles Blau Blumenau’, uma campanha das mídias local e nacional para arrecadar dinheiro.
O grupo pretende ainda realizar um grande bazar com participação das mais renomadas marcas da moda brasileira em São Paulo, que terá a renda revertida às comunidades atingidas pelas águas. A realização de um leilão beneficente de automóveis também está na programação.
A venda de ingressos para camarotes e cadeiras numeradas nos três shows nacionais, doados pelos artistas, também reverterá em recursos para a viabilização do programa.
Programação
12 de dezembro (sexta-feira) - 20h
Local: Prainha
• Chegada aérea do Papai Noel
• 120 coralistas
• Distribuição de velas personalizadas
• Acendimento da árvore de natal e da decoração natalina da cidade13 de dezembro (sábado) - 15h às 23h
Local: Praça Victor Konder
• Apresentação da Família Dias e queima de fogos na Ponte de Ferro14 de dezembro (domingo) - 21h
Local: Castelinho da Havan
• Apresentação da Família Lima15 de dezembro (segunda-feira) - 20h
Local: Alameda das Palmeiras
• Acendimento das 50 árvores de Natal do concurso “Tannenbaum Blumenau 2008”
21h
Local: Estádio do Sesi
• Primeiro Show Nacional
• Queima de fogos ao final do evento.
Local: Castelinho da Havan
• Coral de crianças nas janelas da loja16 de dezembro (terça-feira) - 20h
Local: Prefeitura
• Coral nas janelas da Prefeitura e queima e cascata de fogos na Ponte de Ferro ao final do evento17 de dezembro (quarta-feira) - 21h
Local: Palco no jardim do Teatro Carlos Gomes
• Apresentação do Ballet Bolshoi
18 de dezembro (quinta-feira) - 21h
Local: Rua XV de Novembro
• Desfile de Natal e queima de fogos na Ponte de Ferro19 de dezembro (sexta-feira) - 20h
Local: Palco no Jardim do Teatro Carlos Gomes
- Apresentação da Orquestra Sinfônica de São Paulo ou Rio de Janeiro
20h
Local: Palco no Jardim da Furb
• Apresentação da Orquestra e Coral da Furb
20 de dezembro (sábado) - 20h
Local: Estádio do Sesi
• Segundo Show Nacional com queima de fogos ao final do evento
20h
Local: Estádio do Sesi
• Coral de crianças nas janelas do Castelinho da Havan
21 de dezembro (domingo) - 10h
Local: Escadaria da Igreja Matriz
• Missa da Reconstrução com padres João Bachmann, Zezinho e Marcelo Rossi e coral22 de dezembro (Segunda-feira) - 20h
Local: Palco no Jardim do Teatro Carlos Gomes
• Ópera Elixir do Amor da Pró-Música de Florianópolis com queima de fogos atrás do teatro23 de dezembro (Terça-feira) - 20h
Local: Estádio do Sesi
• Terceiro Show Nacional com queima de fogos ao final do evento
24 de dezembro (Quarta-feira) - 10h
Local: Alameda das Palmeiras
• Entrega do Prêmio “Tannenbaum Blumenau 2008” aos 3 primeiros colocados
Fonte: Jornal Folha de Blumenau

No comments: