Wednesday, June 08, 2011

Eu ja tinha batido neste asunto, a algum tempo, agora novamente a Folha de São Paulo, ecreve sobre o que muita gente vem condenando, estas luzes, dão um efeito de cegueira momentanea, causando ardencia nos olhos, é prejudicial a qualquer um que leva um farol destes pela frente e não tem como desviar, voce tem que ficar concentrado no transito.
No meu ver é sinonimo primeiro de (crime), sengundo falta de (educação) mesmo.
É aquela velha conversa, nos "olhos dos outros é refresco".

08/06/2011 - 11h04

Contran proíbe instalação de farol de xênon

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A instalação de faróis de xênon --gás xenônio-- em veículos foi proibida pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em todo o país. A resolução 384 foi publicada na terça-feira (7) no Diário Oficial da União.

Segundo o Contran, a proibição das potentes lâmpadas de xênon --iluminam até três vezes mais que faróis normais-- foi implantada por um quesito de segurança: a luz forte pode ofuscar a visão dos motoristas e causar acidentes.

Divulgação
Instalação de faróis de xênon foi proibida na terça (7) pelo Contran
Instalação de faróis de xênon foi proibida na terça (7) pelo Contran

A resolução permite a substituição dos faróis de xênon em veículos que possuem os modelos em seus projetos originais. Os carros novos fabricados antes da norma também estão liberados.

O dispositivo chegou a ser proibido pelo Contran em 2009, mas foi liberado após regulamentação que estabelece limites de intensidade de luz.

Os kits de farol de xênon podem custar até R$ 2.000, dependendo do grau de iluminação. O dispositivo virou moda entre os amantes de carros tunados pelo aspecto estético. A instalação irregular do modelo resulta em multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

ACESSÓRIOS

De acordo com o Contran, a colocação de adesivos, pinturas, películas ou qualquer outro material nos dispositivos de iluminação de veículos --conhecidas como máscaras-- também foi proibida na terça.

No comments: