Friday, November 18, 2011

Justiça Catarinense reconhece bigamia, penção de "pacha" morto, termina sendo dividida entre "arem".
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3566427.xml

Justiça | 18/11/2011 | 15h19min

TJ de Santa Catarina aprova divisão de pensão entre mulheres de quadrilátero amoroso

Após a morte do homem, outras duas além da esposa legal foram buscar seus direitos na justiça

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) aprovou nesta semana a divisão de pensão entre as mulheres de um quadrilátero amoroso, após a morte do marido. O homem, casado, mantinha também relacionamentos com duas outras mulheres em cidades distantes. Elas ingressaram na justiça para assegurar seu direito ao pensionamento no valor de R$ 15 mil.

A esposa legal morreu antes de o processo ser finalizado. Frente à documentação apresentada pelas outras mulheres e depoimentos de testemunhas, o TJ reconheceu as uniões estáveis e concedeu a cada uma metade do valor da pensão. Nenhuma das duas teria conhecimento da existência da outra.

A divisão foi determinada na sentença de 1º grau, sob responsabilidade do juiz Francisco Carlos Mambrini. Em apreciação da 4ª Câmara de Direito Civil do TJ, a decisão foi mantida.

"Embora seja predominante, no âmbito do direito de família, o entendimento da inadmissibilidade de se reconhecer a dualidade de uniões estáveis concomitantes, é de se dar proteção jurídica a ambas as companheiras", escreveu o relator da matéria, desembargador Eládio Torret Rocha. Ele julgou a decisão justa, considerando o falecimento do homem e da sua esposa.

Segundo nota do TJ, o desembargador considera que a justiça deve estar preparado para esse tipo de situação, que é cada vez mais comum na sociedade atual.

No comments: